A Polícia Militar do Rio de Janeiro (PM-RJ) efetuou a primeira prisão no carnaval usando o sistema de reconhecimento facial que foi implantado pelo governo do estado no ano passado. A prisão foi feita próxima ao Sambódromo, no centro da capital fluminense, na sexta-feira (28).
Segundo o governo, o homem preso tinha um mandado de prisão aberto por homicídio. Ele foi localizado por policiais militares do Programa Segurança Presente após o envio de um alerta do sistema e conduzido para a 6ª Delegacia de Polícia (DP), na Cidade Nova, na zona central. Na sequência, foi levado para a 19ª DP, na Tijuca, na zona norte.
Durante o carnaval, o monitoramento está sendo feito na orla e na região do Sambódromo. Todas as imagens de câmeras são captadas e transmitidas para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Polícia Militar do Rio de Janeiro. O sistema cruza automaticamente informações de bancos de dados com imagens de pessoas captadas na rua. Quando há uma correlação, o sistema emite um alerta e policiais são orientados a se dirigirem ao local e confirmar pessoalmente a informação.
Desde que o sistema foi implantado, em 2024, de acordo com balanço do governo do estado, foram localizados e presos 489 foragidos da Justiça.