A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul faz um alerta à população sobre os perigos dos crimes virtuais no Estado. As vítimas sofrem com perdas financeiras e fraudes que trazem impacto na vida dos cidadãos. Os casos estão ficando mais frequentes devido a digitalização dos serviços e das ferramentas on line disponíveis à população.
Os crimes virtuais mais comuns incluem:
Golpes bancários e financeiros: Criminosos usam engenharia social para obter acesso a dados pessoais e contas bancárias ou induzir as vítimas a fazer transferências sob falsas promessas ou ameaças.
Golpes por mensagens e aplicativos: Envolve criminosos se passando por pessoas conhecidas para solicitar dinheiro via aplicativos de mensagens.
Golpes de relacionamento e extorsão: Criminosos criam perfis falsos para conquistar a confiança das vítimas e extorquir dinheiro ou ameaçá-las com a divulgação de conteúdos íntimos.
Fraudes em compras online: Os golpistas se passam por compradores ou vendedores em plataformas de e-commerce para desviar pagamentos ou não entregar os produtos adquiridos.
Para evitar cair em golpes digitais, adote as seguintes medidas de segurança:
Nunca compartilhe senhas ou códigos de verificação.
Ative a autenticação de dois fatores em suas contas.
Evite clicar em links desconhecidos ou suspeitos.
Não compartilhe conteúdos íntimos, mesmo com pessoas de confiança.
Desconfie de relacionamentos virtuais que evoluem rapidamente.
Realize compras apenas em sites reconhecidos e evite negociações fora de plataformas oficiais.