“Careca do INSS” é preso em operação contra esquema bilionário de fraudes

Na manhã desta sexta-feira (12), a Polícia Federal prendeu o famoso “Careca do INSS”, Antônio Carlos Camilo Antunes, junto com o empresário Maurício Camisotti, em uma operação contra um esquema gigantesco de fraude em aposentadorias. Antunes, segundo a investigação, era o “facilitador” do grupo, enquanto Camisotti é visto como um sócio secreto que se beneficiava de tudo isso.

A PF descobriu que associações e entidades para aposentados estavam cadastrando pessoas sem autorização, usando assinaturas falsas, para descontar mensalidades dos benefícios do INSS. O prejuízo, entre 2019 e 2024, pode chegar a R$ 6,3 bilhões.

Segundo as informações do G1, a operação cumpriu dois mandados de prisão e 13 de busca e apreensão. Os agentes encontraram carros de luxo como Ferrari, Land Rover e Porsche nas casas dos envolvidos.

Inicialmente, as investigações apontam que Antunes era o “facilitador” do esquema, que usava associações de aposentados para enganar a todos. Eles cadastravam pessoas sem autorização, com assinaturas falsas, para roubar mensalidades dos benefícios. Para ter uma ideia, entre 2023 e 2024, foi transferido R$ 9,3 milhões para gente ligada a servidores do INSS.