China retalia EUA, escala guerra comercial, e tarifa sobre produtos americanos chega a 84%

Governo chinês anunciou nesta quarta-feira tarifa adicional de 50% sobre as importações dos Estados Unidos, igualando os 50% extras que Trump havia imposto na terça

O governo chinês anunciou nesta quarta-feira, (9), que irá aplicar uma tarifa adicional de 50% sobre as importações dos Estados Unidos, igualando os 50% extras que Donald Trump havia imposto na terça-feira, (8), para retaliar uma medida anterior da China. Com a decisão, as tarifas chinesas sobre produtos americanos chegam a 84%. Os EUA, por sua vez, ampliaram as tarifas sobre as exportações chinesas em 104%.

A China também anunciou que está colocando controles de exportação em mais 12 empresas americanas e acrescentou mais seis empresas dos EUA à sua lista de “entidades não confiáveis” que, em sua maioria, estão impedidas de fazer negócios na China ou com empresas chinesas.

A nova tarifa chinesa sobre os produtos dos EUA, que deve entrar em vigor ainda nesta quarta, significa que os dois países já anunciaram duas rodadas de tarifas pesadas um sobre o outro.

A China também anunciou que submeteu um novo processo na Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre as tarifas recíprocas dos EUA.

“As medidas tarifárias dos EUA violaram seriamente as regras da OMC. O aumento de 50% reflete um erro atrás do outro, demonstrando a natureza de bullying unilateral”, afirmou um porta-voz do governo chinês. “A China defenderá firmemente seus interesses e direitos legítimos, atuando para proteger o sistema de comércio multilateral e a ordem econômica internacional.”

Trump impôs uma tarifa de 34% sobre os produtos chineses há uma semana, Pequim retaliou com sua própria tarifa de 34%. Trump, então, respondeu com uma tarifa adicional de 50%, e agora Pequim o igualou pela segunda vez.