A história da origem da cidade de Água Clara é similar com a da construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. Com a chegada dos trilhos para a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, formou-se um povoado que passou a ser conhecido como Rio Verde. Este nome foi escolhido por causa que o povoado era banhado pelo Rio Verde. No início, os moradores da cidade eram os construtores da estrada, e mais tarde os comerciantes que se instalaram no local. Com o passar dos anos, a população foi crescendo, e as necessidades da construção e instalação dos trilhos foi aumentando. Assim, chegaram mais pessoas a cidade e a partir deste momento surgiu a primeira Indústria de fornecimento de madeiras. O nome Água Clara foi dado em razão a água cristalina que abastecia a população e, que era proveniente do córrego Água Clara. A cidade possui uma beleza fascinante e encantadora. O clima sereno e tranquilo de Água Clara atrai turistas de todas as regiões.
A 198 quilômetros da Capital, o município de Água Clara está no meio do caminho para a divisa com o estado de São Paulo. Mas não é preciso ir muito mais longe para encontrar um bom retiro turístico. Pertinho da cidade, não tem apenas um, mas dois pontos bem conhecidos para os água-clarenses – e que também podem servir para o novo bate-volta dos campo-grandenses. – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS
No rio Barra Mansa, por exemplo, o povo curte o calorão de mais de 40 graus se refrescando na praia natural criada ao longo do córrego – isso a 7 km do município. Para chegar lá, basta seguir pela MS-324 partindo de Água Clara até avistar a primeira ponte. Antes de chegar até ela, questão de uns 300 metros já tem a entrada em terra batida para estacionar o carro e curtir o dia na natureza regional.
Da rodovia estadual, é possível ver os carros estacionados de quem curtia o Barra Mansa em plena semana .