Avanço de frente fria causa chuva de granizo e queda na temperatura em MS

Massa de ar frio derruba temperaturas em Mato Grosso do Sul. Previsão indica dias gelados até quarta e retorno do calor na quinta, com máximas acima de 30°C.

Uma frente fria vinda do sul do país avançou para o sudeste de Mato Grosso do Sul no início da última semana de julho, provocando chuva com granizo em Rio Brilhante e Itaporã nesta segunda-feira (28). 

Também choveu em Dourados e Nova Alvorada do Sul. De acordo com a Defesa Civil, o tempo segue estável em todo o Mato Grosso do Sul, com sol entre nuvens e sem previsão de chuva.

O cenário é resultado da atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que impede a formação de nuvens e mantém o céu aberto e seco.

Previsão para os próximos dias

Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec), o avanço de uma massa de ar frio deve manter o tempo mais gelado em todo o estado até quarta-feira.

  • Campo Grande: As mínimas previstas ficam entre 10-12°C e máximas entre 20-25°C.
  • Regiões sul, cone-sul e grande Dourados: Mínimas entre 6-9°C e máximas entre 17-24°C
  • Regiões sudoeste e Pantanal: Mínimas devem variar entre 10-17°C e as máximas entre 20-27°C
  • Regiões do bolsão, leste e norte: Mínimas entre 9-14°C e máximas entre 21-29°C.

Na quinta-feira (31), o calor volta ao estado. As temperaturas podem alcançar até 34°C nas regiões norte, pantaneira, sudoeste e bolsão. Nas demais áreas, as mínimas ficam entre 10°C e 15°C, e as máximas chegam a 27°C.