O helicóptero do jogador de futebol Neymar Jr. está impedido de voar desde o início de abril por determinação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Leia a certidão obtida no RAB (Registro Aeronáutico Brasileiro) (PDF – 427 kB).
A aeronave, de modelo BK 117 D-2, com capacidade para 9 passageiros e fabricada em 2019, teve a “operação negada para táxi aéreo” porque o CVA (Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade) está vencido desde 4 de abril.
O CVA é um documento emitido anualmente para confirmar que uma aeronave, seja um avião ou um helicóptero, está em condições seguras de voo e em conformidade com os regulamentos da Anac.
Por causa do vencimento, a agência suspendeu o CA (Certificado de Aeronavegabilidade) do helicóptero, registrado em nome da Neymar Sport e Marketing Ltda. Fundada em 2006 para gerir os negócios de Neymar Jr., a empresa tem como sócios os pais do jogador, Neymar da Silva Santos e Nadine Gonçalves.
O QUE DIZ NEYMAR
Ao canal do jornalista Guilherme Amado, a assessoria de imprensa do atleta informou que o CVA do helicóptero consta como vencido porque a aeronave está em manutenção desde 26 de março e a conclusão do processo leva até 40 dias.
Nesse período, é “normal que o status apareça como ‘vencido’. Após a finalização da manutenção obrigatória, a Anac verifica o cumprimento de todos os itens da inspeção e, automaticamente, atualiza o sistema, liberando a aeronave para voos”, afirmou.