A Globo anunciou uma lista de cortes no jornalismo nesta quarta-feira, 5 de abril. Os cortes são consequência de outro comunicado da emissora, no começo de abril, sobre demissões de funcionários que tinham salários “acima da média”. Entre tantos, chamou a atenção a demissão de Giuliana Morrone.
À frente do “Bom Dia Brasil” e âncora eventual do “Jornal Nacional”, sua saída pegou todos de surpresa – inclusive os colegas de firma. Além de apresentadora, Giuliana também foi correspondente internacional nos Estados Unidos e fez a cobertura de política em Brasília. Foram 34 anos de emissora.
Leia+: Globo demite Fábio Turci, César Galvão e mais nomes do jornalismo
A emissora não tardou a confirmar a informação em comunicado no qual fala sobre “reestruturação financeira” e “adequação ao novo cenário econômico” para justificar os cortes. Enquanto isso, a ex-correspondente nos Estados Unidos foi mais poética em sua despedida. Ela escreveu:
“Estou aqui celebrando e agradecendo por tudo o que vivi. Ah, me deixa, sou dessas! Não me venha com ‘a vida é feita de ciclos’. A minha nunca foi, mas de saltos, mergulhos, curvas e retas. Meu amor pelo jornalismo começou aos 14 anos”.
Leia+: Globo dá início a demissões após anúncio de corte
A jornalista lembrou seu primeiro furo jornalístico, ainda na escola, quando conseguiu uma entrevista com a poetisa Cora Coralina. Depois disso, sem modéstia, voou tão alto quanto o jornalismo político a poderia levar.
“Foram tantas outras perguntas. Em italiano, para Sophia Loren. Em inglês, na correria, para Barack Obama. Em português, há anos, para todo este pessoal aqui do Planalto Central”, lembrou.
Leia+: Manoel Soares some do ‘Encontro’ e web detona Patrícia Poeta
O texto seguiu e Giuliana fez questão de agradecer à emissora, sem citar o nome da Globo. A jornalista também reforçou que segue “a busca pela verdade” após mais alguns anos de estudo.
“A vida, para mim, é feita de paixão. Sempre tive paixão pelo jornalismo e por onde eu exerci até agora a minha profissão. Minha outra paixão e força é pela verdade. Sempre. Nos últimos anos, voltei para a universidade e passei a estudar sustentabilidade empresarial. E esbarrei, novamente, na minha obsessão, a busca pela verdade”, afirmou.
Morrone destacou que espera novos “desafios, aprendizados e experiências” a partir de agora. Ela ainda citou um texto de Cora Coralina para encerrar a confirmação de que está oficialmente fora do Grupo Globo.
“Novo ciclo? Já disse que comigo não é assim. Mas pode esperar novos desafios, aprendizados, novas experiências, sempre buscando respostas, sempre buscando a verdade e com paixão. ‘Não te deixes destruir… Ajuntando novas pedras e construindo novos poemas. Recria tua vida, sempre, sempre. Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça. Faz de tua vida mesquinha um poema’. Cora Coralina”, finalizou.
REAÇÃO DOS COLEGAS
Um misto de sentimentos envolveu os colegas de equipe de Giuliana. Entre figurinhas carimbadas da Globo na TV aberta e nomes importantes da GloboNews, canal de notícias pago da emissora, a sensação era de que a empresa perdia mais que ganhava ao demitir a apresentadora.
Poliana Abritta não escondeu que se abalou com a notícia. “Ainda reverberando seu Grep aqui… e toda a sua história. SO vejo isso em você: força e coragem! E uma conexão linda com as flores, com as pedras (especialmente as bem altas) e os doces (ainda quero provar um daqueles que você posta aqui)! Te vejo no Quadrado, no Lago e aqui!”, disse, ao referir-se ao Distrito Federal e ao Lago Paranoá, em Brasília.
Marcelo Cosme, âncora do “Em Pauta”, na GloboNews, também lamentou a despedida: “Giulis amo tu!!! Vai ser o nascer, o sol raiar, meditar, subir o monte, fazer yoga, sorrir, ficar igual mulher elástica e nos matar de inveja com sua flexibilidade e beleza! Estamos juntos, pra sempre!”.
Camila Bonfim, Ana Flor, Flávia Oliveira e Renato Gottino também se despediram nas redes.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!