Está por um fio! Presidente da CBF pode cair a qualquer momento

Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), perdeu um importante sustentáculo em sua articulação política no comando da entidade: o dirigente já não possui mais apoio no Supremo Tribunal Federal (STF), em especial do ministro Gilmar Mendes.

Segundo fontes do Portal LeoDias ligadas à CBF, a falta de cumprimento de acordos e a exposição provocada por polêmicas recentes irritaram membros da Corte, que se afastaram do grupo de aliados. Em meio a isso, a polêmica envolvendo a suposta assinatura falsa de Coronel Nunes no acordo garantiu sua reeleição toma cada vez mais sinais de escândalo após um laudo pericial confirmar a adulteração.

Perda de apoio no Supremo

Gilmar Mendes, responsável pela decisão que manteve Ednaldo Rodrigues no cargo e por homologar o acordo que garantiu estabilidade política ao dirigente, se irritou diante das notícias sobre sua relação comercial com a entidade.

O ministro é um dos donos do IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa) empresa que mantém um acordo milionário com a CBF para administração e operação da CBF Academy, que é um instituto de ensino responsável por formar profissionais do futebol no país. O vínculo foi revelado em reportagem da revista Piauí.

A série de notícias ligando Gilmar Mendes às extravagâncias da gestão Ednaldo enfureceu o ministro, que agora busca se desvincular do dirigente. Outro fator de insatisfação foi um acordo feito antes do pleito que culminou na reeleição de Rodrigues, em março, e que acabou sendo descumprido.

O presidente da CBF teria se comprometido a indicar três nomes escolhidos por Mendes e Luís Roberto Barroso, atual presidente do STF, para compor a chapa com oito vice-presidentes. No entanto, apenas um dos indicados pelos ministros foi efetivamente nomeado.

Com forte influência no meio esportivo, Mendes possui aliados em diversas federações e em órgãos como o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e o Sindicato das Associações de Futebol (Sindbol).