Fonte: Agência Câmara de Notícias
O professor de economia da UFRJ Reinaldo Gonçalves afirmou em sua palestra no seminário sobre crescimento econômico que “o Governo Lula é um fracasso rotundo do ponto de vista econômico”. Sua análise levou em consideração quatro “esferas” que indicariam o desempenho econômico do País: a esfera comercial, a de competitividade produtiva, a de desenvolvimento tecnológico e a esfera monetária-financeira.
Em relação à esfera comercial, o economista disse que o crescimento das exportações brasileiras resulta, entre outras medidas, do fato de que o mundo todo está ampliando suas exportações porque as “duas locomotivas” (EUA e China) aceleraram. Apesar desse cenário favorável, Gonçalves classificou como pífios os resultados obtidos até agora pelo Brasil, principalmente por conta da incompetência da política externa brasileira, que sofreria da “síndrome do samba enredo: repleta de alegoria e com pouco enredo”. “Se nós espremermos, não sai nada”, disse o palestrante.
Quanto à competitividade produtiva, o professor ironizou o fato de o Brasil ter fechado recentemente vários contratos de longo prazo com a China, pois a pauta da exportação seria baseada em produtos de baixíssimo valor agregado, como produtos agrícolas e minérios.
Sobre a esfera tecnológica, Gonçalves alertou para a falta de investimentos internos e, analisando a esfera monetária-financeira, acusou o Governo Lula de não ter reduzido a vulnerabilidade externa, listada como um dos objetivos principais do governo. “O Brasil é a 7ª maior vulnerabilidade externa do mundo e possui um dos cinco maiores risco-país, assim como quando Lula assumiu”, disse o economista.
Maratona
O professor da UFRJ comparou a economia mundial a uma maratona onde o Brasil ficaria nos últimos lugares: enquanto o mundo cresce a 4,3%, a primeira bateria cresce a 10% e os “velhinhos da Europa” crescem a uma taxa de 4%, a média do Governo Lula é de 2,5%.
O seminário sobre crescimento econômico está sendo realizado no auditório Nereu Ramos.
Fonte: Agência Câmara de Notícias