Foco de gripe aviária em granja no Brasil vai suspender exportações para a China, diz ministro

Nesta sexta-feira (16), o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), confirmou o primeiro foco de gripe aviaria em granja comercial no Brasil. Em decorrência, segundo o ministro da pasta, Carlos Fávaro, a China suspendeu a importação de carne de frango de todo o Brasil.

“A partir de hoje, por 60 dias, a China não estará comprando carne do frango brasileiro. Diferente de outros países que já mudaram o protocolo e a limitação se restringe no momento ao Rio Grande do Sul e posteriormente apenas ao município”, disse Favaro. 

O vírus da influenza alta patogenicidade (IAAP), conhecido como gripe aviária, foi detectado em um granja no estado do Rio Grande do Sul, no município de Montenegro, região metropolitana de Porto Alegre.

“Outros países que já mudaram o protocolo ficam restritos ao estado do Rio Grande do Sul momentaneamente e depois somente o município de Montenegro, que é onde tem o foco, até que volte à normalidade. O processo deve durar entre 28 e 60 dias e aí com eficiência, com transparência, o Brasil deve voltar à normalidade em todo o país”, disse o ministro.

Ele observou que apesar de o status de emergência pela China durar 60 dias, acredita que o Brasil poderá voltar a exportar aos chineses antes desse prazo, caso não seja registrado outro foco e o trabalho de isolamento do problema seja feito adequadamente.

Fávaro acrescentou que o Brasil tem acordos com países como Japão, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita que permitem uma regionalização do embargo apenas ao Estado atingido, limitando impactos econômicos. Na sequência, a restrição passa a ser apenas para o município atingido.