Os Estados Unidos deram à Ucrânia e à Rússia um prazo até junho para chegarem a um acordo que ponha fim à guerra que já dura quase quatro anos, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
Caso o prazo de junho não seja cumprido, o governo Trump provavelmente pressionará ambos os lados para que o façam o quanto antes, acrescentou.
As negociações frequentemente têm esbarrado na exigência russa de que a Ucrânia ceda territórios a Moscou para encerrar os combates — especialmente o leste do país, conhecido como Donbass, e a península da Crimeia — condição que Kiev se recusa a sequer discutir.
“E eles dizem que querem fazer tudo até junho. E farão de tudo para acabar com a guerra. E querem um cronograma claro de todos os eventos”, afirmou.
Ele disse que os EUA propuseram realizar a próxima rodada de negociações trilaterais na próxima semana em seu país pela primeira vez, provavelmente em Miami, disse Zelensky. “Confirmamos nossa participação”, acrescentou.
Zelensky afirmou que a Rússia apresentou aos EUA uma proposta econômica de US$ 12 trilhões — que ele apelidou de “Pacote Dmitriev”, em referência ao enviado russo Kirill Dmitriev. Acordos econômicos bilaterais com os EUA fazem parte de um processo de negociação mais amplo.