Os três representantes do Brasil nas quartas de final da Conmebol Libertadores entram em campo nesta semana. O Palmeiras enfrenta o River Plate, na quarta-feira (17), em Buenos Aires. Na quinta (18), o São Paulo mede forças com a LDU, em Quito, enquanto o Flamengo recebe o Estudiantes no Maracanã.
River Plate x Palmeiras
A bola rola nesta quarta-feira (17), para River Plate e Palmeiras, às 21h30 (horário de Brasília), no Monumental de Núñez, em Buenos Aires. A torcida do River já esgotou os 80 mil ingressos colocados à venda para o jogo de ida e promete fazer do estádio um caldeirão. Pelo menos é isso que informa o jornal Olé. O clube argentino promete uma recepção histórica para os jogadores no “caldeirão”.
O retrospecto do confronto mostra equilíbrio, em oito jogos de Libertadores, foram quatro vitórias para o Palmeiras, três para o River e um empate. A lembrança mais marcante para o torcedor palmeirense é a semifinal de 2020, quando o Verdão abriu 3 a 0 e confirmou a vaga na final, apesar da derrota por 2 a 0 no Allianz Parque.
Historicamente, brasileiros sofrem no Monumental: em 33 partidas contra times do país, o River venceu 19 vezes. A última vitória de um brasileiro no estádio pela Libertadores foi do Grêmio, em 2018.
LDU x São Paulo
Na quinta-feira (18/9), às 19h (horário de Brasília), o São Paulo enfrenta a LDU, no Rodrigo Paz Delgado, em Quito, a temida “Casa Blanca”, a 2.850 metros de altitude. A equipe de Hernán Crespo tenta repetir o bom desempenho da fase anterior e levar vantagem para o Morumbis.
O histórico entre os dois é equilibrado, ao todo seis jogos, três vitórias para cada lado. Em 2004, dividiram o mesmo grupo, com trocas de triunfos. Em 2020, nova igualdade. Já em 2023, pela Sul-Americana, a LDU levou a melhor nos pênaltis, após vencer em Quito e perder no Brasil.
A altitude tem peso no duelo, dos 17 jogos que o São Paulo já fez em Quito contra equatorianos, conseguiu apenas quatro vitórias, com cinco empates e oito derrotas. A última foi em 2020, justamente contra a LDU, mas em fase de grupos.
Flamengo x Estudiantes
O Maracanã será palco de mais um capítulo da história rubro-negra na Libertadores. Flamengo e Estudiantes se enfrentam na quinta-feira (18/9), às 21h30 (horário de Brasília), pela ida das quartas.
O Fla teve dificuldades na fase de grupos: avançou em segundo lugar, com 11 pontos, superando o Olimpia apenas no saldo de gols. Apesar da oscilação, o time de Filipe Luís é considerado favorito contra um rival de tradição, dono de quatro títulos continentais.
O retrospecto contra argentinos em mata-matas da Libertadores é equilibrado: nas últimas dez séries eliminatórias, o Flamengo venceu seis e perdeu quatro. O último embate foi em 2022, quando eliminou o Vélez com autoridade na semifinal.
Já contra o Estudiantes, há lembranças de 2018, quando se enfrentaram na fase de grupos e cada equipe venceu em casa. Agora, o desafio é maior: vale vaga entre os quatro melhores da América.