Integrante de uma organização criminosa especializada em aplicar golpes contra clientes de instituições financeiras foi preso durante a manhã de domingo (14), pela 1ª Delegacia de Polícia Civil de Corumbá, com o apoio da Delegacia de Polícia Civil de Ladário.
Conforme as informações policiais, a ação foi deflagrada após o GARRAS (Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros) repassar em tempo real, imagens do circuito interno de monitoramento da Caixa Econômica Federal, onde o suspeito aparecia abordando clientes no interior da agência.
De imediato, os policiais foram até o local onde abordaram o homem e o levaram para a delegacia. Durante a revista, foi encontrado um dispositivo popularmente conhecido como “chupa-cabra”, utilizado para reter cartões bancários em caixas eletrônicos, além de um cartão em nome de uma vítima e quantia em dinheiro.
As diligências prosseguiram até o hotel onde o suspeito estava hospedado. No quarto, foram apreendidos outros três dispositivos “chupa-cabra”, duas máquinas de cartão, R$ 2 mil em espécie e adesivos falsos com números de “suporte técnico”, usados para induzir as vítimas a fornecerem informações sensíveis, permitindo a consumação dos golpes.
De acordo com as apurações iniciais, o modus operandi consistia em prender o cartão da vítima no caixa eletrônico por meio do dispositivo fraudulento. No momento em que a vítima percebia a retenção, o suspeito se aproximava, oferecia ajuda e a induzia a ligar para um falso número de suporte. Após a vítima se afastar do local, o cartão era retirado e utilizado para realizar saques e outras transações financeiras.
A vítima identificada foi conduzida à Delegacia e reconheceu o suspeito como sendo o autor do golpe ocorrido no mesmo dia.
As investigações continuarão para apurar e levantar outros envolvidos e vítimas.