Governo Federal amplia ações de combate à dengue para 312 municípios prioritários

Cidades estão divididas em 21 estados, além do Distrito Federal, abrangendo todas as regiões do país

Para intensificar o apoio aos estados e municípios no enfrentamento à dengue, as novas ações do Governo Federal vão priorizar 312 municípios com alta transmissão da doença ou número de casos em ascensão. A Força Nacional do SUS (FN-SUS) está preparada para atender às cidades e auxiliar na organização da assistência, com capacidade para instalar até 150 centros de hidratação.

Os 312 municípios prioritários estão divididos em 21 estados, além do Distrito Federal, abrangendo todas as regiões do país. Do total, 114 são de São Paulo, 42 de Minas Gerais e 28 do Paraná. Até o dia 5 de abril, 73% dos casos de dengue no Brasil estavam concentrados em São Paulo, Minas Gerais e Paraná, com 86% dos óbitos. Considerando que o processo de transmissão da dengue é muito dinâmico, essa lista estará constantemente em revisão para a inclusão de mais cidades, se necessário.

ORIENTAÇÕES:

Com foco em reduzir casos graves e óbitos, um novo guia publicado pelo Ministério da Saúde, na última semana, possibilita que enfermeiros indiquem exames e medicamentos nas emergências, garantindo assistência no menor tempo possível. Há um outro guia voltado para Agentes Comunitários de Saúde, com orientações para a busca ativa de pessoas com sintomas e que não se vacinaram, além de demais ações preventivas.