Uber se junta à 99, ignora prefeitura e lança mototáxi em São Paulo

A Uber vai começar a liberar o serviço de transporte de pessoas em motocicletas em São Paulo. Com isso, a empresa se junta à 99 na briga contra a prefeitura para tentar liberar a modalidade na cidade.

O que aconteceu

Uber Moto começa a funcionar na cidade de São Paulo a partir desta quarta-feira (22). Como a 99, a modalidade começa a operar fora do centro expandido da cidade.

Decisão para lançamento tem relação com decisão na Justiça a favor da 99. A Uber cita uma decisão de ontem (21) que nega “liminar do município solicitando a suspensão do serviço”. Além disso, é citado que o serviço de transporte de pessoas por moto está presente em diversas cidades pelo país.

Na estreia da 99, na semana passada, o prefeito Ricardo Nunes chegou a chamar a companhia de “assassina”. Para ele, a modalidade de transporte de pessoas causará uma “carnificina” na cidade. A Setram (Secretaria Executiva de Transporte e Modalidade Urbana), em nota, classificou como “ilegal e irresponsável” a modalidade. Como resultado, a prefeitura processou a 99 e apreendeu motocicletas.

Periferias são locais onde o “transporte público é menos presente”. É o que diz Laura Lequain, head de Uber Moto no Brasil, em comunicado, explicando a decisão da escolha da área de atuação. A executiva diz que a modalidade de moto “é complementar ao serviço público” e nas viagens de “última milha”, do ponto de ônibus ou estação de metrô até a casa, ou vice-versa.