Polícia Militar participa da abertura do Maio Amarelo e alerta para a prevenção de acidentes

Polícia Militar participa da abertura do Maio Amarelo e alerta para a prevenção de acidentes

Ponta Porã (MS) – O 4º Batalhão de Polícia Militar participou da abertura do Maio Amarelo, campanha que visa conscientizar e prevenir acidentes de trânsito. A campanha iniciou com “Sirenaço” no centro da cidade que envolveu, além da Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal de Fronteira (GCMFron), a AGETRAN, o Corpo de Bombeiros, o Exército Brasileiro, a Receita Federal e membros da sociedade civil.

Com o tema “No trânsito, escolha a vida”, a campanha envolve motoristas, motociclistas e pedestres.

Durante todo o mês de maio, diversas ações serão desenvolvidas em nosso município, incluindo palestras, campanhas educativas, blitzes e outras atividades que têm como objetivo chamar a atenção da população para os cuidados que todos devemos ter no trânsito. Isso porque as mortes no trânsito estão crescendo e é preciso mudar esse cenário através da educação e do engajamento da sociedade.

Para garantir a segurança no trânsito, é fundamental que cada motorista adote algumas práticas essenciais. Em primeiro lugar, é preciso ter cuidado nos dias de chuva, momento em que as estradas ficam mais escorregadias, diminuindo a visibilidade e aumentando o risco de acidentes. Por isso, é importante reduzir a velocidade e manter uma distância segura do veículo da frente.

Outra prática fundamental para uma direção segura é dar atenção às curvas. As curvas são um dos pontos mais perigosos nas estradas e podem ser traiçoeiras, gerando acidentes graves. Por isso, é necessário reduzir a velocidade ao fazer uma curva, manter o veículo sob controle e olhar sempre para o caminho à frente.

O motorista deve estar sempre atento ao que acontece à sua volta, evitando distrações como uso de celular, conversas desnecessárias com passageiros ou ouvindo música alta. É preciso estar em estado de alerta constante para evitar colisões e garantir a segurança no trânsito.

Por fim, um dos cuidados mais importantes que o motorista precisa ter é o de respeitar os limites de velocidade. A velocidade excessiva é uma das principais causas de acidentes e por isso as placas de sinalização devem ser respeitadas, bem como as condições da estrada em que se está transitando. Adaptar a velocidade às condições do ambiente é fundamental para se garantir a segurança de todos os usuários das estradas.

Assessoria de Comunicação do 4º BPM / CPA1

“Guardião da Cidadania Fronteiriça”